fbpx
Rua Alfredo Cunha, 225, Piso 1, Sala 5, 4450-023 Matosinhos
(+351) 910 562 189
geral@ipafasia.pt

Equipa

O IPA envolve pessoas altamente especializadas no tema da afasia, numa colaboração estreita, nas soluções que cria e desenvolve: as próprias pessoas com afasia e os seus familiares, e os profissionais especializados e vocacionados para este tipo de intervenção. Neste sentido, os órgãos sociais da Associação são compostos por estes dois tipos de elementos, o que é fundamental para a concretização da sua missão.

Para a implementação das suas metodologias terapêuticas, o IPA trabalha com terapeutas especializados nesta temática e voluntários especialmente treinados para facilitarem a participação das pessoas com afasia em determinadas atividades de grupo que são promovidas.

Conheça a nossa equipa:

Paula Valente

Diretora Executiva/ Terapeuta da fala coordenadora

Responsável pelo desenvolvimento do IPA desde a ideia à fase em que se encontra. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Porto em 2008; Pós-graduada em Competências de Comunicação Clínica pela Faculdade de Medicina do Porto; Mestre em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa, com especialização na intervenção terapêutica focada na comunicação e parceiros comunicativos das pessoas com afasia; Formadora Certificada; Leciona várias formações no âmbito da temática da afasia em diversas pós-graduações e entidades formativas. Desde 2008, exerceu em vários contextos, desde Unidade de Cuidados Continuados, lar e centro de dia, clínica de fisiatria, várias instituições de ensino, domicílios e gabinete privado. Foi responsável pela gestão de formação numa empresa de formação pós-graduada em saúde.

Joana Nápoles

Terapeuta da fala

Joana Nápoles é terapeuta da fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro em 2014 e Mestre em Comunicação Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2016. Estagiou em diversos contextos, mostrando preferência pela área de reabilitação do adulto desde a época. É terapeuta da fala no Instituto Português da Afasia desde fevereiro de 2018. É formadora certificada. Pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo EPAP desde 2018.  Desde 2014 que exerceu em vários contextos, desde lares, clínicas de fisiatria, Hospitais Privados e domicílios. Mostra interesse específico pelo desenvolvimento das competências humanas e envolvimento em causas sociais, assim como na intervenção em patologias neurológicas no adulto.

Joana Prata

Terapeuta da fala

Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e Terapeuta da Fala no Instituto Português de Afasia desde 2019, sendo a pessoa responsável pela grande parte da intervenção em grupo realizada no IPA e pela dinamização dos líderes de pares.

Verónica Rodrigues

Neuropsicóloga

Licenciada em Psicologia Clínica em 2015 e mestre em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia desde 2017. Estágio curricular e regime de voluntariado no Centro de Reabilitação do Norte entre os anos de 2016-2017. Realizou estágio profissional no Centro de Psicologia do Trauma e do Luto (CPTL) no ano de 2017, onde se especializou na Intervenção Cognitivo-Narrativa no trauma e no luto. Formadora certificada desde 2018, especializada em Coaching e Desenvolvimento Pessoal. Realiza prática clínica no setor privado nas áreas do trauma e do luto desde 2017 e trabalho cognitivo com crianças no Gabinete de Intervenção Familiar e Terapias (GIFT) desde 2018 até ao momento. Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga no Instituto Português da Afasia desde 2018, onde exerce funções de avaliação e reabilitação cognitiva neuropsicológica individual e em grupos e avaliação e intervenção emocional individual e em grupos.

Sara Figueiredo

Musicoterapeuta

Licenciada em Ciências da Educação em 2005 pela FPCE da Universidade de Coimbra, desenvolveu paralelamente um percurso formativo e experiencial na área da música. Na esfera educativa é formadora e professora de música; desenvolve desde 2007 programas de expressão musical para a primeira infância e concertos para bebés e pais, integrando atualmente a Cooperativa Artística FRENESIM, Porto. Na esfera da animação, desenvolveu projetos intergeracionais, concertos participados e expressão musical para seniores desde 2011, tendo fundado o projeto Tempo XL de animação sénior em itinerância. Na esfera terapêutica, é atualmente mestranda em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa. De 2016 a 2020 obteve certificação internacional avançada no Método Ronnie Gardiner (RGM) – estimulação cerebral através da música e do ritmo e colabora atualmente com o Instituto Português da Afasia (IPA), Matosinhos e com a CASA DO XISTO – a Arte para a (d)Eficiência, Alfena.

Ana Rita Magalhães

Administrativa

Licenciada em Gestão de empresas no ano de 2015 pela Universidade da Beira Interior e mestre em Gestão desde o ano 2018. Estágio curricular realizado na área de contabilidade e gestão no ano de 2015 no Intermarché da Covilhã. Estágio extracurricular e início de estágio profissional na área de gestão realizado na empresa Winfrio no ano de 2016. Assistente de receção e gestão desportiva desde finais de 2016 a Meados de 2018 na empresa In Corpore Sano – Covilhã. Desde 2018 exerce funções como assistente na empresa Vodafone – Portugal e desde 2019 faz parte da equipa do Instituto Português da Afasia. 

Conselho Consultivo

Assunção Matos

Diretora e responsável pela investigação

Tem o Bacharelato em Terapêutica da Fala, desde 1990, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. É Licenciada em Terapêutica da Fala, desde 2001, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP).

Fez o seu Doutoramento, na Área das Ciências e Tecnologias da Saúde, na Secção Autónoma da Saúde da Universidade de Aveiro, com o tema “Níveis de Actividade e Participação das Pessoas com Afasia: Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação Portugueses”. Tem o Grau de Especialista na área das Ciências e Tecnologias da Saúde – especialidade em Terapia da Fala, pela Universidade de Aveiro. Possui uma Pós-Graduação em Perturbações da Deglutição, pela European Society of Swallowing Disorders.

Exerceu a sua atividade como Terapeuta da Fala, durante 24 anos, no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Simultaneamente exerceu a sua atividade como docente, na ESTSP (entre 1996 e 2005) e mais tarde (a partir de 2005) na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), onde é atualmente (desde 2016) docente a tempo inteiro. É Vice-coordenadora do Curso de Terapia da Fala da ESSUA e actual Presidente da Direção do Instituto Português de Afasia.

É autora de vários artigos científicos e oradora em diferentes eventos, nacionais e internacionais.

Tiago Ferrreira

Consultor estratégico

O Tiago é um estratega, mentor e formador de dezenas de empreendedores sociais, lecionando Empreendedorismo e Inovação Social ao nível universitário há vários anos. O Tiago também possui uma forte experiência em desenvolvimento regional, tendo responsabilidades executivas em vários projetos nacionais e internacionais. Na sua experiência incluem-se experiências de colaboração com o setor privado, publico e social.

Sónia Machado

Assistente Social

Licenciada em Serviço Social em 2003, licenciada em Psicologia Clínica em 2010 e mestre em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia em 2020. Estágio curricular na Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Matosinhos entre 2001 e 2003, realizado no âmbito da Licenciatura em Serviço Social e  estágio curricular no Centro de Realização do Norte nos anos de 2017-2018, no âmbito do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Desempenha desde 2003 funções como Assistente Social no Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, onde ao longos dos anos tem colaborado com várias equipas clínicas no apoio social, orientação e tratamento de doentes e suas famílias. Atualmente desempenha a sua atividade assistencial com a Equipa de Cuidados Paliativos da ULSM e Medicina interna.

Líderes de Pares

Na equipa do IPA, incluem-se os denominados “líderes de pares”, isto é, pessoas com afasia e familiares que, pelas suas circunstâncias pessoais, se tornam agentes ativos de mudança e de apoio junto das outras pessoas com afasia, em contexto de sessões de grupo ou até sessões individuais. São ainda fundamentais para o sucesso e concretização de ações desenvolvidas pelo IPA, nomeadamente, na formação de profissionais de saúde, ações de sensibilização e informação, construção de materiais informativos, participação em estudos científicos, entre outras atividades.

António Melo

Pessoa com afasia

Mónica Barroso

Pessoa com afasia

Bárbara Maia

Pessoa com afasia

Manuela Monteiro

Pessoa com afasia

Joaquim Silva

Pessoa com afasia