fbpx
Rua Alfredo Cunha, 225, Piso 1, Sala 5, 4450-023 Matosinhos
(+351) 910 562 189
geral@ipafasia.pt

Teleterapia

O IPA oferece serviços de Teleterapia – terapia realizada através do computador e de uma plataforma online segura.

Se quer ter reabilitação especializada para a sua afasia sem sair de casa, a Teleterapia pode ser uma boa escolha!

A Teleterapia ocorre de forma semelhante à terapia presencial. Realiza-se a avaliação, a sessão de decisão do plano de intervenção e adaptação das abordagens terapêuticas às necessidades individuais de cada pessoa, sem que esta precise de sair de casa.

Para beneficiar de Teleterapia precisa apenas de ter um computador com câmara e microfone incorporados e uma boa ligação à Internet.

Nas consultas online, o terapeuta e o cliente não se encontram na mesma sala, contudo é possível:

  • Verem-se mutuamente através do ecrã.
  • Ouvirem-se um ao outro uma vez que ambas as pessoas têm microfones. É aconselhável o uso de auscultadores pois facilitam a audição e concentração.
  • Interagir. Existem ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar a interação e troca de informações: quadro branco para que ambos possam escrever ou desenhar; partilha de ecrã para visualização de imagens, fichas de trabalho, outros recursos visuais e aplicações.

Testemunho de Joaquim Silva:

“Tinha sessões presenciais, uma vez por semana e passei a ter online. Acho que a teleterapia correu bem, conseguimos trabalhar os mesmos objetivos. Presencial e online a terapia teve o mesmo resultado, consegui sempre executar as tarefas e a relação terapêutica manteve-se. Até encontro algumas vantagens neste processo, como por exemplo não ter de realizar viagens de 1h30 que era o que teria de fazer para uma sessão de terapia. Perdeu-se o contacto físico, mas a empatia continua igual!”

Sim!

A Teleterapia encontra-se num período de enorme evolução. Nos últimos 10 anos ou mais, diversos estudos têm demonstrado que a Teleterapia é utilizada e eficaz no tratamento de diversas perturbações, incluindo da articulação, linguagem, deglutição, fluência, voz e afasia. Em 2014, um estudo avaliou a eficácia da Teleterapia no tratamento da afasia crónica e descobriu que a pontuação média “melhorou significativamente na maioria das provas após intervenção”.

A Teleterapia pode não ser apropriada para todas as situações e pessoas. Neste sentido, a Sessão de Acolhimento será essencial para compreender se a Teleterapia é uma opção viável para si. Questões culturais, o nível de escolaridade, a faixa etária e outras características da pessoa com afasia e até dos familiares e/ou cuidadores terão de ser tidas em consideração.

No início, os nossos profissionais irão auxiliar a pessoas com afasia e o cuidador / familiar no processo de conexão e acesso à plataforma por forma a garantir as melhores condições. Para algumas pessoas, poderá fazer sentido a realização de algumas sessões presenciais primeiro antes de iniciar a Teleterapia.

A plataforma online utilizada garante a privacidade. Ninguém pode entrar numa sala de virtual sem permissão e não haverá mais ninguém na sala do terapeuta.

Se a sua sessão for gravada, será apenas com o seu consentimento e é responsabilidade do IPA armazenar todas as gravações em um local seguro. A gravação pode ser benéfica para fins terapêuticos.