fbpx
Rua Alfredo Cunha, 225, Piso 1, Sala 5, 4450-023 Matosinhos
(+351) 910 562 189
geral@ipafasia.pt

Diretora executiva do IPA distinguida a nível europeu

 6 mulheres portuguesas estão no TOP 100 de mulheres empreendedoras sociais a nível Europeu!

Paula Valente, Fundadora do Instituto Português da Afasia, é uma delas.

No dia internacional da mulher a Euclid Network, uma organização europeia com o apoio da Comissão Europeia, distingiu o trabalho de 6 mulheres portuguesas, das quais se encontra Paula Valente, a fundadora do IPA.

Durante 15 anos, a Euclid Network (EN) tem promovido o empreendedorismo social e a inovação social na Europa por meio do intercâmbio de conhecimento, construção de competências, networking e advocacia internacional. No espírito de empoderar mulheres líderes na Europa, EN lançou a iniciativa Top 100 Women in Social Enterprise em parceria com a Empow’her. Através desta iniciativa, a EN celebra as mulheres no setor das empresas sociais, destacando o seu impacto, jornada e realizações, ligando-as e permitindo-lhes aprender e inspirar umas às outras.

Foi feito um concurso público para nomeações de mulheres excepcionais de todo o sector europeu das empresas sociais. Com base em suas indicações, foi criada a EuclidNetwork Top100 Women in Social Enterprise List apresentando mulheres líderes nas áreas de empreendedorismo e inovação entre as quais estão 6 empreendedoras sociais portuguesas.

A Paula Valente, natural da Maia, é terapeuta da fala e devido à sua paixão pela área da afasia e após vários anos de estudo e experiência profissional com pessoas com afasia, no final de 2014, tomou a decisão de abandonar os seus empregos para se dedicar a 100% à criação deste projeto do zero, sem qualquer tipo de investimento inicial ou rede de suporte. Além da determinação, capacidade de comunicação e liderança, Paula Valente participou em ações de capacitação e consultoria para melhoria do modelo de atividades e de negócio com consultores e organizações tais como o IES-Social Business School; o Laboratório de Investimento Social, a Fundação EDP, a Aliados Consulting, entre outras a nível nacional e internacional.

Todos nós podemos escolher desafiar as normas e ajudar a criar um mundo melhor. Esta é a nossa oportunidade de conhecer as mulheres que estão liderar este caminho, como é o caso da Paula Valente.