fbpx
Rua Alfredo Cunha, nº 225, Piso 1 Sala 5, 4450-023 Matosinhos
223163348
geral@ipafasia.pt

Bruce Willis tem afasia… afinal o que é isto?

Bruce Willis põe fim à carreira de ator após ser diagnosticado com afasia

Já correu o mundo a notícia de que Bruce Willis foi diagnosticado com afasia. Lamentamos a situação, porque sabemos o impacto que uma condição destas pode ter na vida da pessoa com afasia e dos seus familiares e amigos próximos. A comunicação é a base das nossas relações interpessoais e pode ser frustrante e assustador deixar de ter essa função básica ou ela ficar alterada.

A afasia faz com que fique difícil realizar tarefas comunicativas que anteriormente não exigiam grande esforço, por exemplo: dizer os nomes adequados, evocar a palavra certa para aquilo que queremos dizer, escrever, compreender os outros, compreender o que lemos… No entanto, a pessoa não deixa de saber o que quer dizer, nem de ter ideias, opiniões e conhecimento: a afasia não afeta a inteligência!

Na maior parte das vezes, a afasia naturalmente isola a pessoa afetada. Imagine que não era capaz de expressar com facilidade os seus pensamentos aos seus amigos ou de compreender o que eles dizem. É muito fácil haver tendência para deixar de participar de forma tão ativa em atividades sociais. No entanto, há formas de evitar o isolamento causado pela afasia.

Sabia que em Portugal vivem mais de 40 000 pessoas com afasia, e a cada ano, surgem cerca de 8000 novos casos apenas devido ao AVC? O AVC é a principal causa de morte e incapacidade no nosso país. É igualmente a principal causa de afasia (cerca de 1/3 das pessoas com AVC ficam com afasia), mas existem outras como os traumatismos cranioencefálicos, tumores cerebrais e infeções. Ainda não é conhecida a causa da afasia de Bruce Willis, porém, o mais importante neste momento será o acompanhamento por terapeutas da fala, neuropsicólogos e psicólogos para retardar ou minimizar os défices na linguagem e outras competências cognitivas, bem como para o capacitar assim como aos seus familiares e amigos para uma comunicação eficaz apesar da afasia.

O Instituto Português da Afasia (IPA) é a única organização de cariz social em Portugal que disponibiliza apoio e reabilitação especializada na afasia, totalmente centrados na pessoa e nas suas necessidades, com o objetivo final de ajudar a pessoa com afasia e quem a rodeia a conviver melhor com esta condição e a alcançar os seus objetivos, mesmo na presença da mesma. O nosso lema é: a vida é maior que a afasia e aqui trabalhamos para capacitar e apetrechar todos os que se veem afetados pela afasia, que é uma condição crónica. Pode conhecer mais sobre o trabalho do IPA no nosso website ou contactar-nos.

Para mais informações sobre como lidar como a afasia, consulte as nossas fichas informativas e o nosso Manual Digital sobre a Afasia.

 

Quer ajuda para si ou para o seu familiar?
Tem dúvidas? Procura mais informações?

Contacte-nos através da Linha de Apoio telefónico
707 100 034

 

Curso
Online

Curso para pessoas com afasia e familiares

Programa Essencial

Grátis 50 inscrições

Curso
Online

Curso para pessoas com afasia e familiares

Programa Essencial

Grátis 50 inscrições