fbpx
Rua Alfredo Cunha, nº 225, Piso 1 Sala 5, 4450-023 Matosinhos
223163348
geral@ipafasia.pt

Doações IPA: Projetos

Doações IPA - Projetos

PROJETO: Terapia para Todos

Ajude as pessoas mais carenciadas a ter acesso às melhores terapeutas e respostas que lhes podem dar a Esperança que precisam, o Apoio incondicional que merecem e os Recursos e estratégias para melhor lidarem com os desafios de viver com afasia. Juntos vamos ajudá- las a voar novamente!

Em média, por mês, o IPA apoia 10 pessoas com afasia que necessitam da bolsa de apoio mais alta para poder beneficiar da terapia que irá melhorar as suas vidas. Em média, cada pessoa beneficia de 8 sessões por mês que resultam numa melhor comunicação, bem-estar e qualidade de vida. Dito por outras palavras, para melhorar a vida de 10 pessoas mais carenciadas, o IPA precisa angariar mensalmente 1600 euros.

Contamos com o seu apoio!

 

  • 1 sessão (20 euros)
  • 2 sessões (40 euros)
  • 3 sessões (60 euros)
  • 4 sessões (80 euros)

 

 

PROJETO: Afasia e agora? O IPA dá a mão - Consultas de orientação pós-afasia

Todos os dias o IPA recebe pedidos de ajuda de pessoas de todas as partes do país. A grande maioria são famílias que se sentem perdidas após o diagnóstico de afasia ou desamparadas pela falta da orientação e do acompanhamento que precisam. Sem o devido apoio, as dúvidas e inseguranças face ao “e agora, o que fazemos?” acumulam-se dificultando muito os processos de decisão e gerando mal estar psicológico familiar. O IPA oferece uma resposta imediata de orientação, validação e conforto com consultas de orientação pós-afasia. À distância (por telefone ou por teleconsulta) ou presencialmente, um elemento designado da equipa do IPA reúne gratuitamente com cada família para responder às suas dúvidas, apaziguar o coração e orientar para os próximos passos a dar.

Ajude-nos a ser a “mão amiga e segura” que ilumina o caminho nada fácil que as famílias com afasia têm de percorrer.

 

  • Ajudar 20 famílias: 40 consultas x 35 euros = 1.400€

 

 

PROJETO: Oportunidades IPA - Encorajar a viver!

Ao longo do ano o IPA possibilita às pessoas com afasia várias oportunidades de socialização,  redescoberta e interação muito importantes para o seu processo de recuperação de uma vida com bem-estar e confiança …. e com afasia. É fundamental aprender a viver com afasia e uma das melhores formas de o fazer é convivendo com pessoas que têm a mesma condição e desafiando-se com novas atividades, contextos e interações sociais. A afasia pode intimidar e retirar confiança, mas através de experiências novas e em grupo, cria-se o ambiente perfeito para mostrar como são capazes, competentes e para estimular novas formas de fazer as coisas, de comunicar, de ser autónomo…

Ajude-nos a proporcionar as melhores experiências, sempre orientadas pelas nossas terapeutas.

 

  • Visita ao museu – 35 unidades x 10 euros (bilhetes) = 350 euros
  • Workshop artístico – 35 unidades x 15 euros (por pessoa) = 525 euros
  • Passeio a uma cidade – 35 unidades x 30 euros (por pessoa) = 1050 euros

 

 

PROJETO: Grupos de Afasia Online

A afasia causa isolamento social. Uma das formas de ajudar as pessoas com afasia a lidar com a afasia e a recuperarem a confiança para comunicar é através da terapia em grupo.
Infelizmente, para a maioria dos portugueses com afasia, a terapia em grupo não está ao alcance pois não existe nenhum grupo na sua área de residência. O IPA tem criado, nos últimos dois anos, grupos online que retiram do isolamento e unem pessoas que se encontram nos quatro cantos do país. Através de sessões online semanais ou quinzenais, moderadas por uma das terapeutas IPA, promove-se a ajuda mútua, a inclusão, a comunicação, a partilha de desafios, soluções e emoções, o conforto e informação sobre vários temas.

Para continuarmos a criar estes grupos o IPA precisa da ajuda de todos.

 

  • 15 participantes x 6 meses x 10 euros = 900 euros

PROJETO: Bolsas da Cuidar do Cuidador

A afasia é considerada uma “doença familiar”. Os papéis e relações previamente estabelecidos no sistema familiar poderão ser abalados pela afasia, havendo a necessidade de este se adaptar. As reações mais frequentemente observadas na família são de ansiedade, culpa, irritabilidade, depressão, fadiga, mudanças de interação na vida familiar e social, especialmente entre os cônjuges. O IPA pretende oferecer cada vez mais sessões de apoio
psicológico e emocional individualizadas aos cuidadores / familiares de pessoas com afasia, uma vez que estes são muitas vezes deixados para segundo plano em todo o processo de recuperação.

 

Ajude-nos a proporcionar esse espaço seguro, especializado e acessível para todos o que precisarem, independentemente das suas condições económicas e do local onde residem.

 

  • 30 bolsas x 25 euros = 750 euros

APOIAR UM PROJETO IPA!

OU Contribua com o que puder. Ficaremos muito agradecidos pois toda ajuda, AJUDA!!

Obrigado! 🖤