Como nasceu o IPA?
A Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA), foi criada pela líder deste projeto, Paula Valente. A Paula é terapeuta da fala e devido à sua paixão pela área da afasia e após vários anos de estudo e experiência profissional com pessoas com afasia em diferentes contextos públicos e privados, no final de 2014, tomou a decisão de abandonar os seus empregos para se dedicar a 100% à criação deste projeto, na altura denominado “Afasia 3D”. Além do seu sentido de missão e entrega à causa, Paula Valente realizou diversas formações na área do empreendedorismo social e convidou várias pessoas com currículos especializados na área da afasia e em áreas complementares, assim como pessoas com afasia e familiares para a acompanharem nesta aventura. Foi assim que em 2015, findo o projeto piloto, nasceu em Matosinhos o IPA, tendo vindo a constituir-se como associação sem fins lucrativos em Fevereiro de 2016.
O IPA é uma Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência de Âmbito Local (Registo nº 308/2020 – INR, I.P.) e uma Associação de Defesa dos Utentes da Saúde (nos termos do artigo 7º da lei nº 44/2005, de 29 de Agosto) reconhecida pela Direção Geral da Saúde a 9 de Dezembro de 2020
O contexto em que surgiu o IPA...
Nos últimos anos, assistiu-se a uma preocupação crescente com o nível de participação das pessoas com deficiência na sociedade, ocorrendo mudanças significativas nos cuidados de saúde prestados em países como os EUA, Canadá, Reino Unido, entre outros. A importância de considerar, não apenas os défices apresentados, mas as consequências destes nos diferentes domínios que influenciam o bem-estar e a qualidade de vida de quem os apresenta, passou a ser valorizada e considerada como objetivo final da intervenção terapêutica a realizar pelos profissionais de saúde.
Neste contexto, o IPA trouxe para Portugal abordagens terapêuticas inovadoras que permitem minimizar o impacto psicossocial da afasia, trazendo a pessoa com afasia para o centro da tomada de decisões e na construção das soluções.
O IPA oferece de forma consistente e sistemática, terapias com grande evidência científica que se inserem no modelo Life Participation Approach to Aphasia (LPAA ) e que abrangem todas as Recomendações Internacionais de Boas Práticas na Afasia.
A Missão do IPA é a melhoria da qualidade de vida das pessoas com afasia e dos seus familiares, e para tal intervém junto de três públicos-alvo: