Nas soluções que cria e desenvolve, o IPA envolve pessoas altamente especializadas no tema da afasia, numa colaboração estreita: as próprias pessoas com afasia e os seus familiares, e os profissionais especializados e motivados para esta missão. Neste sentido, os órgãos sociais da Associação são compostos por estes dois tipos de elementos, o que é fundamental para a concretização da sua missão.
Para a implementação das suas metodologias terapêuticas, o IPA trabalha com terapeutas especializados nesta temática e, ainda, conta com a ajuda de voluntários especialmente treinados para facilitarem a participação das pessoas com afasia em determinadas atividades de grupo que são promovidas.
Conheça a nossa equipa:

Paula Valente
Diretora Executiva/ Terapeuta da fala coordenadora
Paula Valente é Terapeuta da Fala / fonoaudióloga desde 2008, Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Porto em 2008. Exerceu em vários contextos, desde Unidade de Cuidados Continuados, lar e centro de dia, clínica de fisiatria, várias instituições de ensino, domicílios e gabinete privado. Em 2014, realizou formação em Empreendedorismo Social e criou o projeto “AFASIA 3D” que culminou na criação do Instituto Português da Afasia, onde foi presidente da Direção até 2020. Desde então é a Diretora Clinica e executiva do IPA, dedicando-se a 100% à abordagem biopsicossocial e centrada nas pessoas com afasia e seus cuidadores.
Em termos de formação, Paula é pós-graduada em Competências de Comunicação Clínica pela Faculdade de Medicina do Porto e Mestre em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa, com especialização na intervenção terapêutica focada na comunicação e parceiros comunicativos das pessoas com afasia. Leciona várias formações no âmbito da temática da afasia em diversas pós-graduações e entidades formativas tais como a Universidade de Aveiro, o CRIAP entre outras. Já teve a oportunidade de palestrar em diversos eventos científicos e de participar em algumas publicações na área da afasia.

Joana Prata
Terapeuta da fala
O trabalho que vem a desenvolver demonstra particular interesse em lesões neurológicas no adulto, tendo vindo a realizar diversas palestras e formações na área da afasia.
Membro do departamento de Comunicação Aumentativa da Sociedade Portuguesa de Terapeutas da Fala (SPTF) desde 2022.

Joana Antunes
Neuropsicóloga
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com um enfoque vocacional e profissional na relação cérebro/comportamento. Responsável por consulta de psicologia e neuropsicologia no IPA.
Na área clínica tem trabalhado muito as perturbações de ansiedade e luto. Na área de saúde dedica-se a trabalhar com pessoas com alterações neurocognitivas decorrentes de lesão cerebral adquirida e congénita, em reabilitação neuropsicológica, aconselhamento psicológico e orientação profissional/vocacional.

Alexandra Magalhães
Terapeuta da fala
Licenciada em Terapia da Fala, em 2018, pela Escola Superior de Saúde do Porto. Foi através do estágio no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que obteve contacto junto de pessoas com afasia, área que despertou todo o seu interesse. Desde então, colaborou com diversas clínicas privadas e exerceu a sua profissão em vários contextos. Integrou a equipa IPA em abril de 2021, sendo responsável pela dinamização de grupos presenciais e on-line. Realiza intervenção individualizada no IPA e ao domicílio, assim como sessões de treino de parceiros com familiares/amigos de pessoas com afasia. Orienta também alunos em estágios curriculares. Atualmente, é mestranda na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, onde aprofundou os seus estudos sobre Perturbações Neurológicas da Comunicação e da Deglutição no Adulto e Idoso, encontrando-se a adaptar um instrumento de avaliação para ser utilizado na área da afasia.

Sara Figueiredo
Musicoterapeuta
Licenciada em Ciências da Educação em 2005 pela FPCE da Universidade de Coimbra, desenvolveu paralelamente um percurso formativo e experiencial na área da música. Na esfera educativa é formadora e professora de música; desenvolve desde 2007 programas de expressão musical para a primeira infância e concertos para bebés e pais, integrando atualmente a Cooperativa Artística FRENESIM, Porto. Na esfera da animação, desenvolveu projetos intergeracionais, concertos participados e expressão musical para seniores desde 2011, tendo fundado o projeto Tempo XL de animação sénior em itinerância. Na esfera terapêutica, é atualmente mestranda em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa. De 2016 a 2020 obteve certificação internacional avançada no Método Ronnie Gardiner (RGM) – estimulação cerebral através da música e do ritmo e colabora atualmente com o Instituto Português da Afasia (IPA), Matosinhos e com a CASA DO XISTO – a Arte para a (d)Eficiência, Alfena.

Helena Lopes
Assistente Social | Apoio administrativo

Luna Barreto
Terapeuta da fala
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro desde 2021.
Descobriu o seu fascínio pela área da afasia ao longo da licenciatura, principalmente nos estágios que realizou no Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais (Tocha) e no IPA, onde foi convidada a ficar.
Mestranda em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Porto.

Sara Cruz
Neuropsicóloga
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade Lusófona no Porto, desde 2022. Atualmente, está a fazer o ano profissional júnior de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Desde o seu estágio curricular, em contexto hospitalar numa unidade de cuidados continuados, tem trabalhado com adultos e tem-se debruçado na área de neuropsicologia e psicologia clínica.

iSENSE
Equipa de Marketing
iSENSE
Conselho Consultivo

Assunção Matos
Diretora e responsável pela investigação
Tem o Bacharelato em Terapêutica da Fala, desde 1990, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. É Licenciada em Terapêutica da Fala, desde 2001, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP).
Fez o seu Doutoramento, na Área das Ciências e Tecnologias da Saúde, na Secção Autónoma da Saúde da Universidade de Aveiro, com o tema “Níveis de Actividade e Participação das Pessoas com Afasia: Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação Portugueses”. Tem o Grau de Especialista na área das Ciências e Tecnologias da Saúde – especialidade em Terapia da Fala, pela Universidade de Aveiro. Possui uma Pós-Graduação em Perturbações da Deglutição, pela European Society of Swallowing Disorders.
Exerceu a sua atividade como Terapeuta da Fala, durante 24 anos, no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Simultaneamente exerceu a sua atividade como docente, na ESTSP (entre 1996 e 2005) e mais tarde (a partir de 2005) na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), onde é atualmente (desde 2016) docente a tempo inteiro. É Vice-coordenadora do Curso de Terapia da Fala da ESSUA e actual Presidente da Direção do Instituto Português de Afasia.
É autora de vários artigos científicos e oradora em diferentes eventos, nacionais e internacionais.

Tiago Ferreira
Consultor estratégico
O Tiago é um estratega, mentor e formador de dezenas de empreendedores sociais, lecionando Empreendedorismo e Inovação Social ao nível universitário há vários anos. O Tiago também possui uma forte experiência em desenvolvimento regional, tendo responsabilidades executivas em vários projetos nacionais e internacionais. Na sua experiência incluem-se experiências de colaboração com o setor privado, publico e social.

Sónia Machado
Assistente Social
Licenciada em Serviço Social em 2003, licenciada em Psicologia Clínica em 2010 e mestre em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia em 2020. Estágio curricular na Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Matosinhos entre 2001 e 2003, realizado no âmbito da Licenciatura em Serviço Social e estágio curricular no Centro de Realização do Norte nos anos de 2017-2018, no âmbito do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Desempenha desde 2003 funções como Assistente Social no Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, onde ao longos dos anos tem colaborado com várias equipas clínicas no apoio social, orientação e tratamento de doentes e suas famílias. Atualmente desempenha a sua atividade assistencial com a Equipa de Cuidados Paliativos da ULSM e Medicina interna.
Líderes de Pares
Na equipa do IPA, incluem-se os denominados “líderes de pares”, isto é, pessoas com afasia e familiares que, pelas suas circunstâncias pessoais, se tornam agentes ativos de mudança e de apoio junto das outras pessoas com afasia, em contexto de sessões de grupo ou até sessões individuais. São ainda fundamentais para o sucesso e concretização de ações desenvolvidas pelo IPA, nomeadamente, na formação de profissionais de saúde, ações de sensibilização e informação, construção de materiais informativos, participação em estudos científicos, entre outras atividades.

António Melo
Pessoa com afasia

Mónica Barroso
Pessoa com afasia

Bárbara Maia
Pessoa com afasia

Manuela Monteiro
Pessoa com afasia

Joaquim Silva
Pessoa com afasia