fbpx
Rua Alfredo Cunha, nº 225, Piso 1 Sala 5, 4450-023 Matosinhos
223 163 348 (Chamada para rede fixa nacional)
geral@ipafasia.pt

Operação IPAFASIA

Operação IPAFASIA

Nesta Operação, o IPA propõe o desenvolvimento de um projeto integrado que visa a consolidação e alargamento da sua intervenção junto de pessoas com afasia, dos seus cuidadores e da comunidade, que se consubstancia nas seguintes ações:

Programa Via Verde Afasia – consultas individualizadas pós AVC com terapeuta da fala e/ou psicóloga (de acordo com necessidade) para tirar dúvidas sobre as suas situações específicas, orientação, encaminhamento, apoio psicossocial e emocional e apoio na tomada de decisões sobre o percurso de reabilitação;

Programa Bruce Willis – consultas individualizadas após diagnóstico de demência e/ou afasia progressiva com terapeuta da fala e/ou psicóloga (de acordo com necessidade) para tirar dúvidas sobre as suas situações específicas, orientação, encaminhamento, apoio psicossocial e emocional e apoio na tomada de decisões sobre o percurso de reabilitação;

CLUBE IPA – Grupo de conversação e ajuda mútua presencial semanal seguido de 1hora de meditação, com o objetivo de promover ajuda mútua, treino de competências de comunicação funcional, de competências sociais e de interação, adoção de estratégias de autoconhecimento, aceitação após afasia e bem-estar.

Projeto JOINLINE – Grupo de conversação e ajuda mútua online quinzenal, mediado
por terapeuta, com atividades de partilha, reflexão, informação e orientação sobre diversos tópicos pertinentes para as pessoas com afasia; exercícios de consciencialização e treino de estratégias de comunicação e dinâmicas de autoconhecimento, aceitação após afasia e bem-estar.

SPA – APP – grupos de apoio online para cuidadores de pessoas com afasia progressiva primária, com duração de 8 sessões e no máximo 8 participantes por edição.

Nesta intervenção a equipa do IPA receberá um serviço de mentoria permanente de
apoio à implementação da estratégia, e também ao desenvolvimento de competências essenciais de gestão estratégica, de criação de parcerias, e planos de crescimento. Esta ação irá ser uma combinação de trabalho dedicado da equipa de consultoria externa
com trabalho conjunto com a equipa do IPA de forma presencial. Em paralelo, a
intervenção procurará capacitar a organização para a implementação de um plano de angariação de fundos que, suportado na avaliação e comunicação do impacto, melhore a eficácia da organização neste processo, determinante para a continuidade do apoio às pessoas com afasia em situações de maior fragilidade socioeconómica. As
intervenções serão desenvolvidas de forma sequencial ao longo de um período de 3 anos possibilitarão a capacitação dos elementos da equipa do IPA para que a organização possa atingir esse objetivo.

Criação de 1 Manual do cuidador nas Afasias Progressivas Primárias.

Elaboradas 5 fichas informativas/folhetos sobre vários temas que, após edição e formatação aphasia-friendly, ficarão disponíveis para download no site e nas redes sociais do IPA.

Tradução e validação para o português de três recursos comunicativos (livros para suporte comunicativo em contextos de saúde). Quando finalizados ficarão disponíveis no site.

Realização de nove ações de formação essencialmente práticas para profissionais e voluntários de diversas organizações públicas e privadas. As ações serão conduzidas por um formador especialista em acessibilidade na comunicação e apoiadas por um assistente (terapeuta da fala) que assegurará a condução dos exercícios práticos. Nestas ações irão colaborar com a formadora algumas pessoas com afasia (“trainers”), já treinadas pelo IPA para este efeito, que participarão em role-playings para treinar as competências dos formandos e dar feedback sobre as mesmas.

Em conjunto com a ULS de Matosinhos, nomeadamente a Unidade de AVC, os serviços de Neurologia e de Medicina Física e de Reabilitação, bem como com as várias USFs e Centros de Saúde, pretende-se desenvolver um estudo dos utentes com afasia registados nessas instituições através da consulta das suas bases de dados. Após a recolha de todas as informações, será efetuada uma análise estatística e analisados os resultados, que posteriormente, serão divulgados em formato de relatório e infografias.

Objetivos: Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas com Afasia e seus cuidadores residentes no município de Matosinhos (do Território de Intervenção AMP Litoral Norte), em particular das pessoas que vivem com carências económicas e em territórios mais desfavorecidos do concelho.

Investimento: 130.643,66€

Prazo de execução: 31.12.2025

Território de Intervenção: Litoral Norte – Município de Matosinhos

Perto de si, vive alguém com afasia.

Consigne 0,5% do IRS ao IPAfasia.

Ajude-nos a ajudar!

NIF 513862072

Curso
Online

Curso para pessoas com afasia e familiares

Programa Essencial

Grátis 50 inscrições

Curso
Online

Curso para pessoas com afasia e familiares

Programa Essencial

Grátis 50 inscrições