Afasia de Broca – O que é?
A afasia de Broca é uma perturbação da linguagem que resulta de uma alteração nas áreas cerebrais responsáveis por esta capacidade, assim como pela fala. Geralmente, estas áreas situam-se no hemisfério dominante para a linguagem (normalmente, o hemisfério esquerdo), no lobo frontal inferior.
Na maioria das situações, a afasia de Broca é o resultado de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) devido a trombos ou êmbolos na artéria cerebelar média ou artéria carótida interna.
Este tipo de afasia também pode ocorrer devido a outras causas, tal como um TCE (Traumatismo Crânio-encefálico).
A afasia de Broca também é conhecida como Afasia Não–fluente ou Afasia de Expressão e, por isso mesmo, os indivíduos com Afasia de Broca, têm dificuldade ao nível da fluência do discurso, ou seja, apresentam dificuldade em produzir frases gramaticalmente corretas e o seu discurso é limitado (frases curtas, geralmente limitadas a um máximo de 4 palavras). A capacidade de produção correta dos sons, ou de encontrar as palavras corretas, é frequentemente um processo laborioso. Normalmente, o seu discurso é caracterizado pela presença de parafasias, ou seja, por troca de sons nas palavras: “garpo” em vez de “garfo”. Algumas pessoas têm mais dificuldade em usar verbos do que nomes.
As pessoas com afasia de Broca podem compreender o que lhe é dito relativamente bem, sobretudo quando a estrutura gramatical das frases utilizadas é simples. Porém, podem ter momentos de maior dificuldade em compreender frases com construção gramatical mais complexa. Por exemplo, a frase “A Maria deu balões ao José” pode ser mais fácil de compreender do que “Os balões foram dados ao José pela Maria”.
Os indivíduos com afasia de Broca podem ser capazes de compreender o que lêm, mas têm a competência de escrita perturbada.
Em suma:
As pessoas com afasia de Broca geralmente compreendem razoavelmente o que lhes é dito, porém não conseguem expressar com facilidade o que pretendem dizer, o que lhes causa bastante frustração.
O que ajuda na comunicação com pessoa com afasia de Broca:
- Falar de frente para a pessoa;
- Dar tempo à pessoa com afasia;
- Usar frases simples (curtas e com linguagem acessível);
- Sempre a fala falha, incentivar a pessoa com afasia a fazer gestos, tentar escrever, apontar para objetos ou indicar o que quer dizer mostrando…
- Escrever opções num papel para que a pessoa com afasia possa apontar;
- Identificar o assunto ou tema da conversa quando não estiver a perceber;
- Ir confirmando o que está a perceber;
- Incentivar a pessoa com a afasia a continuar a tentar: “Eu sei que sabe”;
- Fazer uma pergunta de cada vez e aguardar por uma resposta;
Também ajuda se:
- Reduzir o ruído de fundo quando estão a conversar
- Evitar que várias pessoas falem ao mesmo tempo;
- Ser paciente e não falar por ela ou completar as suas frases (a não ser que ela peça).
Como estimular a linguagem e comunicação da pessoa com Afasia de Broca no dia-a-dia?
- Conversar, conversar e conversar: tenham conversas sobre todos os assuntos que sempre foram habituais para a pessoa com afasia; comente e peça a opinião dela sobre os temas que são do interesse dela (por exemplo: família, notícias, futebol, etc…)
- Incentive e facilite-lhe a retoma de papeis e funções que sempre foram da pessoa com afasia (por exemplo: gerir a casa, tarefas domésticas…)
- Incentive a pessoa com afasia a frequentar locais familiares (cafés, lojas, parques etc.), e a interagir com as pessoas que encontra, sem medo ou vergonha. Ajuda bastente se explicarem o que é a afasia às outras pessoas e como estas podem ajudar na comunicação (por exemplo: “Tive um AVC e tenho afasia. Dificuldade em falar. Calma. Eu consigo”)
- Combata o isolamento social da pessoa com afasia: incentive-a a comunicar com familiares, amigos e colegas por telefone ou mensagens de telemóvel (se for algo que já fazia antes), a receber visitar e conviver com pessoas (respeitando o limiar de cansaço, e, claro, a vontade da pessoa com afasia)
Autora: Dra. Ana Serra – Terapeuta da Fala
Quer ajuda para si ou para o seu familiar?
Tem dúvidas? Procura mais informações?
Contacte-nos através da Linha de Apoio telefónico
707 100 034
- by IPA
- on 30 de Setembro, 2021
Comentários recentes