As fundadoras do IPA e Terapeutas da fala Paula Valente e Assunção Matos têm tido o prazer de fazer parte daesta comunidade Aphasia Access e foram convidadas para partilhar a experiência do IPA e dos seus percursos na área da afasia em Portugal no Podcast da Aphasia Access com o colega Jerry Hoepner.
Estes PodCasts estão disponíveis aqui e são fontes de inspiração para quem trabalhar com pessoas com afasia.
Aphasia Access Conversations #112
Assunção Matos e Paula Valente estiveram à conversa com a Aphasia Acess
A Aphasia Access é uma associação internacional criada por e para profissionais e organizações da área saúde que apoiam, trabalham e reabilitam pessoas com afasia em todo o continuo de cuidados.
As pessoas com afasia encontram diversos desafios ao “percorrer” os serviços de saúde e na vida quotidiana. A Organização Aphasia Access surgiu das necessidades não atendidas das pessoas que vivem com afasia, bem como da frustração dos profissionais perante as restrições impostas aos seus serviços e do desejo mútuo de obter resultados mais significativos para as pessoas com afasia.
Investigadores, empreendedores e fundadores de organizações e Programas para pessoas com afasia perceberam que os resultados que obtinham e os serviços que forneciam melhoravam profundamente a participação social e bem-estar das pessoas com afasia apoiadas. No ano 2000, deu-se a publicação do documento primordial dos princípios da Abordagem Life Participation Approaches to Aphasia (LPAA) e formalizando-se, a nível mundial, um novo paradigma de intervenção na afasia. Centros de afasia e programas clínicos inovadores em toda a América do Norte, seguidos por outros países, começaram a adotar os valores da LPAA.
A Aphasia Access representa uma aliança única e inovadora de líderes de Programas, Organizações, prestadores de cuidados de saúde, educadores e investigadores que têm como prioridade a troca de conhecimentos sobre Programas de apoio a pessoas com afasia, colaboração em investigação e partilha de melhores práticas em governação, angariação de fundos e comunicação.
Tornou-se uma comunidade de estudo e partilha que desenvolve vários projetos no sentido de cimentar a LPAA no continuo de cuidados às pessoas com afasia, em todo o mundo.
Temas abordados nesta conversa:
- Mudança para uma abordagem social: Em Portugal, os terapeutas da fala passaram de um modelo médico para uma abordagem social na intervenção da afasia, apercebendo-se das limitações da terapia da fala tradicional.
- Programa de apoio abrangente: O IPA em Portugal oferece uma vasta gama de serviços, incluindo terapia, psicologia e apoio aos cuidadores, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas com afasia e das suas famílias.
- Serviços limitados em Portugal: O IPA é a única organização que presta um apoio tão alargado à afasia em Portugal, servindo todo o país, com ênfase nos serviços online para chegar a regiões distantes.
- Foco na formação profissional: Assunção Matos dá ênfase à formação holística dos estudantes de patologia da fala, preparando-os para diversos contextos de prática, expondo-os a várias abordagens de intervenção.
- Desafios na angariação de fundos: O IPA enfrenta desafios na angariação de fundos em Portugal devido ao acesso limitado a fundos e ao apoio filantrópico. Para sustentar os seus serviços, gera receitas através de serviços clínicos, programas de terapia, cursos online e venda de livros. Têm também associados que contribuem anualmente. Apesar dos desafios, estão a trabalhar no sentido de demonstrar a eficácia da sua abordagem para obter apoio governamental para um financiamento sustentável.
Esperamos que goste!
- by IPA
- on 27 de Novembro, 2023
Comentários recentes