fbpx
Rua Alfredo Cunha, nº 225, Piso 1 Sala 5, 4450-023 Matosinhos
223163348
geral@ipafasia.pt

Campanha Mês Afasia IPA 2022

Campanha Mês Afasia IPA

Junho é o mês para a consciencialização da afasia e a Campanha do IPA 2022 foca-se num dos tipos da afasia menos conhecido: a Afasia progressiva Primária (APP). Esta afasia é causada por uma doença degenerativa neurológica que afeta a linguagem e a comunicação.

Pouco tempo depois do actor Bruce Willis ter vindo chamar a atenção para a Afasia Progressiva Primária que o afeta, o Instituto Português da Afasia decidiu dedicar a campanha deste ano a este tema. Infelizmente não se sabe ao certo quantas pessoas com este tipo de afasia existem em Portugal e muitas vezes são confundidas com outro tipo de problemas ou demências.

É fundamental a identificação precoce das dificuldades de linguagem e comunicação, de forma a iniciar o mais cedo possível uma intervenção que ajude a retardar a evolução dos défices e que acompanhe tanto a pessoa com APP como os seus cuidadores e familiares em todo o processo e mudanças. Infelizmente nem sempre acontece o devido encaminhamento de pessoas com APP e são demasiadas as vezes que estas pessoas e os seus familiares ouvem “não tem cura. Não há nada a fazer”, ficando sem rede de suporte terapêutico até fases mais avançadas do problema.

Durante todo o mês de Junho vão ser realizadas várias atividades e disponibilizados recursos informativos sobre o tema com principal objetivo de sensibilizar para o apoio é importante dar desde o momento em que existe um diagnóstico ou em que começam a surgir as dificuldades de comunicação e linguagem. Encaminhar para uma equipa terapêutica de reabilitação e de suporte é fundamental nestas situações para ajudar a lidar e a percorrer um longo e desafiante caminho.

“Quando as palavras lhe fogem, encontre o apoio que precisa!”

Veja todas as atividades que vão ser realizadas AQUI e ajude-nos a passar a mensagem!

Durante este mês o IPA encontra-se a realizar uma campanha de angariação de fundos para conseguir apoiar mais pessoas com afasia progressiva e seus cuidadores, quer presencialmente no IPA ou à distância por teleterapia. O objetivo são 2000 euros e a forma de contribuir é através do Facebook clique aqui.

De que forma vamos apoiar as pessoas com AAP com este valor? 

    • 40 sessões de apoio individualizado a pessoas com afasia progressiva e familiares/cuidadores
    • um grupo de apoio e informação a cuidadores de pessoas com afasia progressiva com a duração de 5 meses
    • FLYER com todos os recursos disponíveis: “como cuidar do meu familiar com APP”

AJUDE-NOS A AJUDAR!

Se tiver dúvidas ou quiser saber mais contacte-nos: geral@ipafasia.pt ou 910562189 (whatsapp)